A palavra inclusão hoje está na moda, mas o processo pode ser difícil . E para que ela aconteça de fato é necessário o preparo dos professores e mudança em sua prática pedagógica, planejando e adaptando currículos que atendam às necessidades de todos os alunos. O ensino inclusivo é a prática da inclusão de todos independentemente de seu talento. deficiência, origem socioeconômica ou origem cultural, onde todas as necessidades dos alunos são satisfeitas.O que está em questão do ensino inclusivo não é se os alunos devem ou não receber de pessoal especializado e de pedagogos qualificados, experiências educacionais apropriadas e ferramentas técnicas especializadas das quais necessitam, mas em ambientes integrados, e em proporcionar aos professores atualização de suas habilidades.Conseguir a inclusão de todos é um grande desafio. Entretanto, o objetivo de se ter escolas inclusivas onde todos estejam inseridos e tenham amigos e onde sejam utilizados programas e apoios educacionais adequados é importante demais para não se acertar um desafio.
Isso mesmo Suely, "Incluir é Direito" e isso deve ser respeitado. Sua explanação nesse texto vem de encontro à necessidade de colocar em prática a inclusão, e que essa não aconteça somente nas escolas, mas em todas as esferas.
ResponderExcluirMuito importante esse assunto, pois realmente tds os alunos precisam se adaptar a escola, ser aceito, pra conseguir seus objetivos. A inclusao é um direito de tds. Os professores precisam se dedicar muito e os pais dos alunos ajudarem tb, a orientar e se dedicar na educaçao de seus filhos tb, em casa. Nao adianta os pais, simplesmente mandarem os filhos para a escola, e achar q assim, eles estarao preparados ou conseguirao tds os objetivos, para um futuro melhor, profissionalmente. Tem q ter colaboraçao de ambas as partes, professores, alunos e principalmente os pais.
ResponderExcluirParabéns aos professores, q se dedicam e preparam os alunos, com carinho. Parabéns Suely, vc é uma professora q realmente quer ver seus alunos aptos para um futuro brilhante.