domingo, 9 de março de 2014

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO ALUNO COM SURDEZ
Com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008), surge o Atendimento Educacional Especializado para pessoas com surdez. Esse atendimento tem como função organizar o trabalho complementar para a classe comum, com vistas à autonomia e a independência social, afetiva, cognitiva e linguística da pessoa com surdez na escola e fora dela.
               Nesse sentido, mais do que uma língua as pessoas com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento e exercitam a capacidade em perceptiva-cognitiva, e que explore suas capacidades em todos os sentidos. Porém, se só a posse de uma língua bastasse para aprender, as pessoas ouvintes não teriam problemas de aproveitamento escolar, já que entram na escola com uma língua oral desenvolvida.



A aquisição da língua de sinais, de fato, não é garantia de uma aprendizagem significativa. O ambiente em que a pessoa com surdes está inserida, em especial, o da escola comum, uma vez que não lhe oferece condições para que se estabeleçam mediações simbólicas com o meio físico e social, não exercita ou provoca a capacidade representativa dessas pessoas, consequentemente, compromete o desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da produção de sentidos.
               Compreendemos que o fracasso do processo educativo das pessoas com surdez é um problema da qualidade das práticas pedagógicas e não um problema somente focado nessa ou naquela língua ou mesmo numa diferença cultural, envolvendo outra cultura, uma comunidade com identidades surdas próprias.
               A atenção das Pessoas com Surdez devem estar centrada, primeiramente, no potencial natural que esses seres humanos têm independente de deficiência, diferença, limites ou mesmo do marcador surdo. O segundo foco deve ser a transformação da escola e das suas práticas pedagógicas excludentes em inclusivas.

O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa.
               Conforme Damázio (2005), para que essa educação seja eficaz deverá adotar a Pedagogia Contextual Relacional. O sentido dessa pedagogia encontra-se em formar o ser humano, com base em contextos significativos, em que se procura desenvolvê-lo em todos os aspectos possíveis, tais como: na vontade, na inteligência, no conhecimento e em ideias sociais, despertando-o nas suas qualidades e estabelecendo um movimento relacional sadio entre o ser e o meio ambiente, descartando tudo que é inútil, sem valor real para a vida. E segundo essa mesma autora o AEE PS envolve três momentos didático-pedagógicos, que são:
·         Atendimento Educacional Especializado EM LIBRAS;
·         Atendimento Educacional Especializado para o ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
·         Atendimento Educacional Especializado para o ensino de LIBRAS.




O AEE em Libras fornece a base conceitual dos conteúdos curriculares desenvolvidos na sala de aula. Esse atendimento contribui para que o aluno com surdez participem das aulas.
 Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum, no qual os alunos com surdez terão aula de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos. Este trabalho é realizado pelo professor e ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo.).

Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa, no qual são trabalhadas as especificidades dessa língua para pessoas com surdez. Este trabalho é realizado todos os dias para os alunos com surdez, à parte das aulas da turma comum, por uma professora de Língua Portuguesa, graduada na área, preferencialmente.

2 comentários:

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  2. Suely, a produção desse texto: Atendimento Educacional Especializado do Aluno com Surdez, vem de encontro a reflexão de que a educação escolar do aluno com surdez é mesmo um desafio constante. Porém, é importante "a aceitação de sua diferença para assegurar a sua aprendizagem". Parabéns pelo trabalho!

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