Material feito de EVA, botão, pote de iogurte e garrafa pet.
Objetivo: estimular a atenção, concentração, sequencia, números e quantidade.
Material confeccionado com papel cartão, imagens e letras
Objetivo: Desenvolvimento da leitura, escrita, coordenação motora e concentração.
Prancha de comunicação aumentativa e alternativa
Objetivo: uma forma alternativa para comunicar com o aluno autista. Prancha com alternativas de escolhas sobre o que o aluno deseja fazer.
![]() |
| Historinha enigmática Objetivo: estimular a imaginação, a linguagem e a concentração |




Olá Suely, gostei muito das sugestões dos recursos e estratégias propostos para trabalhar com alunos com TGD. Realmente é preciso propor uma gama de recursos que sejam atrativos aos interesses de cada aluno, parabéns!!!
ResponderExcluirOi Suely!
ResponderExcluirInteressante suas atividades postadas!
A 1ª e a 2ª são possíveis de fazer, com materiais de fácil acesso!
E as outras podemos utilizar o recurso tecnológico do Boardmaker!
Abraços, parabéns!
Olá Suely, gostei muito das suas propostas para uma comunicação alternativa de baixa tecnologia, estamos na era da alta tecnologia muitas vezes achamos que somente assim conseguiremos alcançar nossos objetivos, e seus exemplos no mostram exatamente o contrario. Parabéns!!!
ResponderExcluirOlá Suely!
ResponderExcluirGostei das sugestões apresentadas por você. Estas estratégias de atividades com o uso de símbolos e imagens e letras realmente proporciona grandes avanços aos aluno com TGD.Pois os alunos com TGD são muitos visuais e você vem explorando bem isso. Parabéns!
Não adianta o aluno com deficiência ser matriculado na escola e essa dizer que é uma escola inclusiva, se na realidade ele apenas está inserido, mas não participa ativamente das atividades pedagógicas com as adequações necessárias para que ele possa realmente aprender e vencer as barreiras encontradas no ambiente escolar.
ResponderExcluir