terça-feira, 8 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

“Surdocegueira é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez. O termo hifenizado indica uma condição que somaria as dificuldades da surdez e da cegueira. A palavra sem hífen indicaria uma diferença, uma condição única e o impacto da perda dupla é multiplicativo e não aditivo.” (Lagoti,1995, p 306- “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar”,2010).

   São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que “têm mais de uma deficiência associada. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social” (MEC/SEESP,2002).
  “Considera-se uma criança com deficiência múltipla sensorial aquela que apresenta deficiência visual ou auditiva, associada a outras condições de comportamento e comprometimentos, sejam elas na área física, intelectual ou emocional, e dificuldades de aprendizagem.” (MEC/SEESP/2006).
   Favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou com deficiência multiplica é uma necessidade específica das duas deficiência e de suma importância. Esses indivíduos precisam se autoconhecer e perceber o mundo a sua volta para assim poder adquirir autonomia, equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos. O trabalho com o aluno com deficiência multiplica e com surdocegueira implica em constante interação com o meio ambiente.
   O tato depois da visão e da audição, é o que pode oferecer mais informações(Alvarez,1991) para pessoas com surdocegueira.E segundo Carvajal(1997), o tato é o sinônimo de comunicação para as pessoas com surdocegueira.
   A comunicação das pessoas com surdocegueira é uma grande barreira. Mas havendo oportunidades tudo é possível. Primeiramente deve ser aproveitado os resíduos auditivos que a pessoa possui. E os primeiros momentos de comunicação deve ser através de objetos concretos. É preciso estar atento ao contexto no qual os comportamentos, as manifestações ocorrem e sua frequência, para assim compreender melhor o que o aluno tem a intenção de comunicar e responder. E é o aluno que escolhe o que é melhor pra ele, e devemos respeitar isso. Com o uso de calendários poderá organizar a rotina, usando os objetos de referência e as pistas para que haja uma comunicação. Outra forma de comunicação das pessoas com surdocegueira é a LIBRAS ,TADOMA(Sistema de comunicação na qual a pessoa com surdocegueira recebe a fala através do tato, a mão da pessoa com surdocegueira é colocada no queixo e nas faces da pessoa falante para perceber todo sistema fonoarticulatório da palavra), DACTILOLOGIA etc.
   O guia-intérprete é um profissional que também irá auxiliar na comunicação da pessoa com surdocegueira, onde vai fazendo a descrição visual e passando as informações.
  

   A comunicação com pessoas que adquirem a surdocegueira após ter uma língua é muito diferente da utilizada pelas pessoas com surdocegueira congênita, já que os primeiros possuem 
um nível de pensamento simbólico e “costumam conservar a linguagem no transcorrer de suas vidas, caso não aconteçam circunstâncias especiais”. A comunicação permite à pessoa com surdocegueira adaptar-se e integrar-se e isto “baseia-se na utilização intensiva de todos os recursos sensoriais que ainda possuem: resíduos visuais e/ou auditivos, tato, olfato, paladar, mas é o sentido do tato que adquire uma especial relevância nas suas necessidades de comunicação, de aquisição de conhecimentos e de aprendizagem”.

Os sistemas de comunicação utilizados pelas pessoas com surdocegueira podem ser divididos em alfabéticos e não alfabéticos. Os sistemas alfabéticos são: alfabeto datilológico, alfabeto da escrita manual, placas alfabéticas, e meios técnicos com saída em braile. E os sistemas não alfabéticos são: Língua de Sinais e Tadoma.








Ensinando o alfabeto com letra cursiva na palma da mão.(surdocegueira)






2 comentários:

  1. Ótimo texto informativo que produziu Suely, uma linguagem fácil e acessível para nos ajudar a desenvolver um bom trabalho com esse público alvo. Parabéns!!!

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  2. Olá, Sueli,
    Foi interessante a sua postagem no que se refere a história enigmática, possibilita aos alunos autista a melhorar a linguagem, imaginação dentro outros.
    Parabéns pelas atividades.

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